Como é possível uma taça de vinho tinto valer horas de treino?
Um estudo da Universidade Alberta, no Canadá, desenvolveu uma pesquisa surpreendente. Durante experiências com camundongos, os pesquisadores constataram efeitos equivalentes ao de quando uma pessoa toma uma taça de vinho tinto e passa uma hora de treino na academia. Isso foi possível de perceber, graças a uma substância denominada resveratrol presente na taça de vinho tinto.
Contudo, foi constatado que os animais tiveram aumento do desempenho em exercícios e ganho de força dos músculos, além de melhorar as funções cardíacas e aumentar o metabolismo consumindo uma taça de vinho tinto por dia.
Segundo os estudiosos essa substância presente na taça de vinho tinto é a grande responsável por gerar esse efeito. Além de ser um poderoso antioxidante presente na semente de uvas escuras também.
Estudiosos constatam efeitos do consumo de uma taça de vinho tinto no corpo humano
O diretor do Centro de Pesquisas Cardiovasculares da Alberta, Jason Dick defende o resultado final dos testes. “O resveratrol pode simular um exercício ou potencializar os benefícios de alguma atividade que uma pessoa possa fazer”, afirma.
Embora esse estudo seja bastante animador, o médico e fundador da Vinicola Serra das Galés, Sebastião Ferro afirma que é importante consumir a bebida com moderação para o bem-estar do indivíduo.
“Tudo que fazemos com moderação é bom. Uma taça de vinho tinto é suficiente e basta saber se controlar para não exagerar na bebida. Pois o excesso, sim, faz mal para a saúde. Afinal é uma bebida alcoólica e pode trazer diversas reações ao organismo”, sinaliza Sebastião.
Ainda para Sebastião Ferro, para manter os níveis de saúde do corpo humano não basta apenas a ingestão de uma taça de vinho tinto, outros hábitos precisam ser inseridos na rotina para garantir a boa saúde do corpo e da mente. “Beber uma taça de vinho tinto é apenas um dos pilares para se manter uma vida saudável e aumentar a expectativa de vida.
Vários outros fatores precisam estar associados, como por exemplo, manter o hábito de fazer atividade física, ter uma alimentação saudável, não fumar, realizar consultas médicas rotineiramente, entre outros”, explica o especialista.
Saiba mais sobre os benefícios da substância resveratrol presente numa taça de vinho tinto
O resveratrol é um polifenol (são moléculas formadas nas plantas e estão bastante presente nas uvas mais escuras, ele atua protegendo a planta das reações externas). Os benefícios mais conhecidos do consumo de uma taça de vinho tinto diariamente são: ação antioxidante, aumento da imunidade e o retardamento do envelhecimento da pele, esses são os principais resultados do resveratrol.
Como resultado disso, o resveratrol contribui para o potencial antioxidante do vinho e, consequentemente, pode desempenhar um papel na prevenção de doenças cardiovasculares. Como pode-se perceber, são inúmeros os benefícios dessa substância presente especialmente nas cascas e sementes de uvas mais escuras e no vinho tinto.
Todavia, o consumo diário de uma taça de vinho tinto sempre estará ligado a benefícios relacionados à saúde e por isso, você também pode gostar dessa matéria: Vinho tinto e saúde, existe combinação melhor? Clique aqui e confira a matéria agora mesmo.
Artigos Relacionados:
Serra das Galés participa da Feira ProWine São Paulo.
Serra das Galés participa da Wine South America em Bento Gonçalves – RS
Matéria Jornal do Campo – Resultado da técnica da fermentação de vinhos no cerrado são animadores
Serra das Galés é DESTAQUE – Portal Mesa de Bar – ProWine SP
Fórum de Debate do Mercado do Vinho no Brasil, no Salão Nervi – Embaixada da Itália DF
Send this to a friend