Acesse nossa loja a x
https://www.google.com
Beber vinho - 5 erros comuns de quem começa e como evitá-los - Vinícola

Vinícola |

Beber vinho – 5 erros comuns de quem começa e como evitá-los

Dicas

Você está iniciando agora no mundo dos vinhos e tem um monte de dúvidas sobre este universo que atrai milhares de apaixonados? Quer saber quais são os 5 erros mais comuns de quem começa a beber vinho e, principalmente, quer saber como evitá-los?

Isso é normal, afinal de contas, a bebida mais consumida do mundo tem alguns segredinhos que nem sempre são desvendados nos primeiros contatos. O idealizador da vinícola Serra das Galés, Sebastião Ferro, separou algumas dicas especiais e nós contamos elas aqui para vocês.

Dicas para você começar a beber vinho

Vamos começar a beber vinho?

1. Não comprar vinho com tampa de rosca

Este á um preconceito comum entre os amantes do vinho. Mas saiba que você está fazendo isso errado. Sabe por quê? Porque a tampa de rosca não é sinônimo de vinho de menor qualidade. As famosas screwcaps são super eficientes para o fechamento da garrafa. Pois impedem a entrada do oxigênio e garantem que os vinhos, sobretudo os mais delicados, permaneçam frescos e bem preservados por mais tempo.

2. Escolher um vinho pelo rótulo ou formato da garrafa

Óbvio que um vinho com uma bela apresentação chama bastante atenção, mas beleza não é sinônimo de qualidade. O fundamental é termos em mente que a qualidade do vinho nada tem a ver com a beleza de seu rótulo ou com o formato de sua garrafa. Afinal de contas, você quer desfrutar de uma inesquecível experiência sensorial, e não ter apenas mais um objeto de decoração em sua casa.

3. Abrir a garrafa para deixar o vinho respirar

Elementar, afinal de contas, o contato com o ar acelera o processo de oxidação dos vinhos. Uma aeração eficiente se dá por meio do contato do ar com a superfície da bebida. Assim, se pensarmos rapidamente, em um decanter ou até mesmo em uma taça, a superfície do líquido que fica exposta ao ar é maior do que dentro da garrafa. Resumindo, se não tivermos um decanter, basta servir o vinho e deixá-lo ‘respirar’ na taça pelo tempo que for adequado.

4. Colocar gelo no vinho

Colocar gelo nada mais é do que misturar água na bebida. Assim perde todo o seu caráter, concentração, equilíbrio, aromas, entre outras características. Sirva o vinho na temperatura correta e aproveite tudo o que ele tem para lhe oferecer.

Antes de beber o vinho, se você considerar que ele está quente, resfrie-o colocando na geladeira. Uma outra opção é colocar a garrafa dentro de um balde com gelo.

Nunca coloque gelo dentro do seu vinho.

5. Guardar o vinho destampado na geladeira

Muitas vezes não conseguimos consumir todo o vinho, deixando assim um pouquinho da bebida na garrafa.

Esta sobra não precisa ser jogada fora, pois é possível fazer muitas coisas com ela, como, por exemplo, cozinhar, fazer vinagre ou até mesmo beber no dia seguinte.

Guardar a sobra na geladeira é uma prática comum. Porém a garrafa nunca deve ser guardada destampada, pois o vinho pode absorver os aromas dos alimentos e outras bebidas ali presentes.

Agora que você já aprendeu as dicas, que tal aproveitar e já adquirir os seus produtos Serra das Galés?

  • Amantes de vinho
  • Como beber vinho
  • Erros de quem bebe
  • Vinho
Fale Conosco

Send this to a friend