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Dr. Sebastião Ferro responde: vinho faz bem para o sono?

Curiosidades
dr. sebastião ferro

Afinal, existe relação entre o vinho e o sono? Sim, é o que afirma o médico e fundador da vinícola Serra das Galés, Dr. Sebastião Ferro.

O vinho pode te ajudar a dormir, e esta é uma boa notícia para quem sofre de insônia. Porém, é importante fazer o uso da bebida com moderação e nunca se esquecer de que se trata de uma bebida alcóolica e que pode gerar danos à saúde, se for consumida de forma exagerada.

Pesquisadores corroboram a opinião do Dr. Sebastião Ferro:uma taça de vinho se tomada antes de dormir pode auxiliar no sono mais tranquilo. Por isso, ficou constatado que o vinho pode te ajudar a dormir. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool. Outro estudo que foi publicado no Journal of the Science of Food, também revelou que várias espécies de uvas são ricas em melatonina, um hormônio regulador do sono.

Insônia: o vinho pode te ajudar a dormir

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, descobriram que o álcool pode afetar as pessoas que possuem dificuldade para dormir de maneiras diferentes. Os participantes do estudo que sofrem de insônia aproveitaram bem os efeitos sedativos do álcool sem terem o sono deles interrompido.

Já os que possuem o sono normal, sofreram consequências contrárias durante a experiência, provavelmente com a perda de sono. Diante disso, os especialistas alertam para ter cautela sobre o consumo da bebida.

Dr. Sebastião Ferro recomenda: é bom ter cautela!

Embora as pesquisas sejam bastante animadoras, os estudiosos sobre o assunto, assim como o Dr. Sebastião Ferro, pedem cautela quanto ao consumo de vinho. Embora a maioria dos participantes dos estudos tenham apresentado resultado positivo, alguns demonstraram uma certa tendência mais acentuada ao consumo da bebida e isso não é um bom sinal.

Para o Dr. Sebastião Ferro apesar dos vários estudos acerca dos benefícios do vinho para a saúde, é preciso consumir a bebida com muita cautela para manter os níveis de saúde do corpo e da mente. “Apreciar o vinho com moderação é bom. Uma taça é suficiente e basta saber se controlar para não exagerar na bebida. Pois o excesso, sim, faz mal para a saúde”, complementa Sebastião Ferro.

Seja como for, várias pesquisas científicas já comprovaram a eficácia do vinho para manter os níveis de saúde do corpo humano.

Além dessa relação com o sono, o consumo moderado da bebida proporciona a quem faz o uso dela, aumento da imunidade, longevidade, controle da pressão arterial, entre vários outros benefícios.

Em síntese, não há milagres. Apesar do consumo de uma taça de vinho antes de dormir possa ser um fator predominante para auxiliar quem sofre de insônia, não é só.

Os especialistas nos estudos que apontaram que tomar uma taça de vinho antes de dormir, pode ser benéfico para o sono, acrescentam que manter uma rotina também é primordial para o sucesso de uma noite de sono tranquila.

Portanto, dentro dos níveis normais e que são recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para se manter saudável o indivíduo deve dormir, pelo menos, oito horas por dia.

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