Você sabia que o segredo da saúde dos franceses é o consumo de vinho?
Estima-se que nos países onde o consumo de vinho é mais popular, como por exemplo, na França, os apreciadores da bebida tendem a ser mais saudáveis. Por isso, questiona-se se a saúde dos franceses está relacionada ao consumo moderado da bebida. Quer entender mais sobre o assunto? Nós vamos te explicar! Ah, e não deixe de conferir a opinião do Dr. Sebastião Ferro, lá no fim deste artigo!
Contudo, os estudos sobre a saúde dos franceses não é novo. Há cerca de trinta anos cientistas tentam descobrir porque os franceses são menos propensos a sofrerem de ataques do coração. Todavia, a explicação pode estar relacionada ao consumo de vinho, uma vez que a bebida é bastante popular na França.
Em outras palavras, analisar o comportamento dos franceses mostrou que eles não são um modelo de saúde global.
Além de sedentários e fumantes, essa comunidade não faz questão de ser um modelo de saúde. Como resultado disso, os estudiosos do comportamento francês para identificar se a saúde dos franceses está relacionada ao consumo moderado de vinho, apelidou as pesquisas de “paradoxo francês”.
Seja como for, os cientistas que deram esse apelido à pesquisa conseguiram comprovar que, apesar de algumas atitudes maléficas à saúde dos franceses, eles possuem um hábito que pode estar relacionado a prevenção de doenças cardiovasculares. Ou seja, o consumo moderado de vinho, pelo menos uma taça todos os dias antes, durante ou após as refeições.
Consumo de vinho: O segredo da saúde dos franceses pode estar no resveratrol
Mas afinal, o que é o resveratrol?
Trata-se de um polifenol, substância que pode ser encontrada principalmente nas uvas mais escuras. Por isso, estudos científicos revelam que o vinho tinto é uma fonte rica dessa substância – a principal responsável por tantos benefícios para a saúde humana.
Sob o mesmo ponto de vista, estudos em andamento constataram que o resveratrol também pode estar relacionado ao bloqueio de efeitos tóxicos de proteínas ligadas ao Alzheimer. O resveratrol ainda é apontado como uma substância com propriedades anti-inflamatórias e capazes de prevenir o surgimento de diversos tipos de cânceres, entre eles, o de próstata e esôfago.
Portanto, é importante ressaltar que tratam-se de pesquisas e estudos científicos que ainda não foram confirmados.
Mas tendo em vista os inúmeros benefícios do vinho para a saúde, dá para ficar otimista, não é mesmo?
A expectativa de vida dos franceses é de 81 anos
Nesse sentido, a Agência de Inteligência Central dos Estados Unidos, estima que os franceses vivam em média até os 81 anos. Para os cientistas, a longevidade dos franceses está relacionada ao consumo de vinho tinto.
É possível manter hábitos saudáveis com o consumo de vinho?
Da mesma forma que os cientistas descobriram a causa da longevidade dos franceses está relacionada ao consumo de vinho. Muitas pessoas se perguntam se é mesmo saudável consumir a bebida que contém teor alcóolico.
Para o médico e viticultor, Sebastião Ferro tudo que é feito com moderação não causa mal algum à saúde. E sobre o vinho, inúmeras pesquisas científicas revelaram o poder dessa bebida para manter o corpo saudável. “Uma taça de vinho por dia é suficiente para usufruir de todos os seus benefícios, mas só! É importante consumir a bebida com moderação e ficar atento a quantidade de álcool contida em cada garrafa, tudo com moderação é permitido”, afirma o médico Sebastião Ferro.
Artigos Relacionados:
Serra das Galés participa da Feira ProWine São Paulo.
Serra das Galés participa da Wine South America em Bento Gonçalves – RS
Matéria Jornal do Campo – Resultado da técnica da fermentação de vinhos no cerrado são animadores
Serra das Galés é DESTAQUE – Portal Mesa de Bar – ProWine SP
Fórum de Debate do Mercado do Vinho no Brasil, no Salão Nervi – Embaixada da Itália DF
Send this to a friend